Publicado em: quinta-feira, 06/02/2014

Em site oficial, Palmeiras faz críticas ao comentarista Neto

Em site oficial, Palmeiras faz críticas ao comentarista NetoNesta quarta-feira, 5 de fevereiro, o Palmeiras publicou um comunicado em sua página oficial com duras críticas ao comentarista Neto, da Bandeirantes. As críticas vieram após Neto mencionar, ao vivo, que a assessoria do Palmeiras impede que os atletas da equipe participem do programa “Os Donos da Bola”, da Band.

Resposta

Em resposta a Neto, o Palmeiras não apenas confirmou que não deseja ver seus jogadores no programa, mas também aproveitou para criticar duramente o comentarista. De acordo com o comunicado, o Palmeiras realmente recomenda a seus atletas que não participem do programa apresentado por Neto. A prática, segundo o clube, é utilizada para proteger seus jogadores e torcedores de constrangimentos e informações inverídicas apresentadas por Neto de maneira recorrente.

Nesta quarta-feira, ao comentar a proibição do Palmeiras, Neto afirmou que a assessoria do clube é uma “ditadura”. O Palmeiras rebateu prontamente, afirmando que Neto é responsável por ataques irresponsáveis, deselegantes e sensacionalistas contra o clube.

Casos antigos

A relação complicada entre o Palmeiras e Neto é antiga. No comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira, o clube se recordou de um caso no final de 2013, quando o Palmeiras disputava a reta final da segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Na época, Neto afirmou de maneira convicta que o Palmeiras contrataria o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Assim que Neto fez este comentário, a assessoria do clube entrou em contato com o apresentador, desmentindo a contratação. Neto, então, pediu que o próprio Paulo Nobre, presidente do clube, fosse ao programa para desmentir a história. De acordo com a nota divulgada pelo alviverde, Paulo Nobre recusou o convite porque o Palmeiras não admite ser um trampolim para um programa de TV que busca audiência a qualquer custo.

Respeito

Por fim, a nota divulgada pelo Palmeiras – que, ao todo, possui sete itens – sugere que a torcida alviverde julgue quais programas e veículos de imprensa têm respeito pelo Palmeiras e por seus 16 milhões de torcedores. A nota mencionou também que o clube sempre trata com respeito e profissionalismo os veículos de comunicação que adotam um bom jornalismo, independente de críticas ou elogios ao clube e sua diretoria.

O comunicado também declarou que o Palmeiras sabe, de maneira antecipada, que Neto rebaterá o texto com a mesma falta de educação costumeira. Até o momento, o apresentador não fez qualquer comentário sobre a nota divulgada pelo Palmeiras em sua página oficial.

Repercussão

Os programas esportivos da televisão brasileira, especialmente aqueles transmitidos por sinal aberto, têm sido alvo de críticas de torcedores de todos os clubes. Dentre as principais reclamações estão o tom excessivamente humorístico utilizado por alguns destes programas, além de discussões encenadas entre os participantes de mesas redondas, que costumam deixar a informação em segundo plano.

Por isso, o comunicado emitido pelo Palmeiras repercutiu entre torcedores de vários clubes, inclusive de rivais. Na imensa maioria dos casos o alviverde foi elogiado porque, além das críticas a Neto, o clube acabou também questionando os próprios rumos do jornalismo esportivo no país.