Publicado em: quinta-feira, 24/07/2014

Em pesquisa do Ibope, Dilma possui 38% e Aécio 22% das intenções de votos

Em pesquisa do Ibope, Dilma possui 38% e Aécio 22% das intenções de votos Uma pesquisa do Ibope que foi divulgada ontem, terça-feira (22), revela que a presidente Dilma Rousseff (PT) permanece a frente da disputa, com 38% da intenção de votos. Logo em seguida, Aécio Neves (PSDB), com 22% e em terceiro Eduardo Campos (PSB), com 8%.

Já o candidato Pastor Everaldo (PSC) tem 3% da intenção de voto. Atrás dele com 1% ficam, Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL) e Zé Maria (PSTU). Os outros candidatos não obtiveram pontuação. As intenções de votos brancos e nulos registraram 16%; 9% não souberam responder.

A margem de erro corresponde a dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível foi marcado com 95%, isso significa que o Ibope tem 95% de confiança que os números estão dentro da margem de erro. Desde que foram registrados o total das 11 candidaturas à presidência, no último dia (5), essa é a primeira pesquisa feita pelo Ibope.

Na pesquisa que foi feita no mês de junho, Dilma estava com 39% das intenções de voto, Aécio 21% e Campos 10%.

Maior taxa de rejeição

Mediante os resultados da pesquisa, o Ibope afirmou que não existe possibilidade de prever um segundo turno, contudo, a pesquisa fez uma simulação se caso houvesse um segundo turno e registrou na primeira opção Dilma e Aécio e na segunda, a petista e Eduardo Campos, pelo que tudo indica desde a última pesquisa.

Na disputa, contra o tucano, Dilma possui 41% das intenções de voto e Aécio, 33%. O candidato do PSB, Campos aparece com 29% e Dilma se sobressaindo com 41%. Na pesquisa espontânea, em que o entrevistado vota sem ver a lista de candidatos, 26% deles declararam voto a Dilma, 12% em Aécio e 4% em Eduardo Campos. Mesmo que esteja em destaque em relação aos outros candidatos, a presidente possui a maior taxa de rejeição.