Publicado em: domingo, 20/07/2014

Em nova pesquisa do Datafolha, Dilma perde dois pontos percentuais nas intenções de votos

Em nova pesquisa do Datafolha, Dilma perde dois pontos percentuais nas intenções de votos Uma nova pesquisa do Datafolha divulgada ontem, quinta-feira (17) mostra Dilma Rousseff (PT) ainda em primeiro lugar nas intenções de voto para presidente com 36%, em seguida vem Aécio Neves (PSDB) com 20% e Eduardo Campos (PSB), com 8%. Na pesquisa anterior do Datafolha, feita no começo do mês, a presidente tinha 38%, Aécio 20% e Eduardo Campos 9%.

Quando somado os dados dos adversários de Dilma, eles acumulam 36%, o mesmo percentual da petista que tentará a reeleição. O candidato só vence no primeiro turno se conseguir unir mais votos que a soma de todos os outros candidatos ao cargo. A atual pesquisa é a primeira a ser feita desde que começou oficialmente a campanha eleitoral, no último dia 6, desde então, todos os candidatos são autorizados pela Justiça Eleitoral a promover comícios, realizar propagandas na rua e na internet, assim como outras atividades que sejam pertinentes a campanha.

Já o horário eleitoral gratuito que abre espaço na rádio e na TV para que os candidatos exponham suas propostas e debatam temas, começa no dia 19 de agosto. O levantamento mostrou que houve um aumento no percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar ou que não responderam, na pesquisa passada havia sido 11% e agora 14%. Para brancos e nulos permanecem em 13%. O quarto candidato colocado na pesquisa é o pastor Everaldo (PSC), que também caiu no percentual, aparece com 3% nas intenções de voto e na pesquisa anterior, tinha 4%.

Relação do Datafolha para a pesquisa estimulada:

– Dilma Rousseff (PT): 36%
– Aécio Neves (PSDB): 20%
– Eduardo Campos (PSB): 8%
– Pastor Everaldo (PSC): 3%
– José Maria (PSTU): 1%
– Eduardo Jorge (PV): 1%
– Luciana Genro (PSOL): 1%
– Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
– Eymael (PSDC): 1%
– Levy Fidelix (PRTB): 0%
– Mauro Iasi (PCB): 0%
– Brancos/nulos/nenhum: 13%
– Não sabe: 14%