Publicado em: quinta-feira, 17/04/2014

“Em Família” – Clara volta para casa no meio da noite para ficar com Ivan

Em FamíliaNa Novela “Em Família”, Alice confronta a mãe, revelando tê-la ouvido conversar com Virgílio sobre a origem da filha. Neidinha fica chocada ao descobrir que a filha sabe a verdade sobre o passado e conta para ela detalhes sobre a violência sexual que sofreu no primeiro dia em que chegou ao Rio de Janeiro, há mais de 20 anos, deixando a filha ainda mais chocada em impressionada com o sofrimento que sua mãe enfrentou antes de engravidar dela. Uma chuva forte atinge o Rio de Janeiro e impede Clara de voltar para casa depois do trabalho no estúdio fotográfico.

Ela aceita a oferta de Marina de passar a noite em sua casa e voltar para a família no dia seguinte, após o fim da tempestade. O problema é que Clara não consegue tirar da cabeça o peso na consciência, achando que está abandonando o filho. Quando Marina a deixa sozinha para tomar um banho, ela observa a chuva e é surpreendida pela chegada das outras assistentes, que chegam encharcadas de chuva. Ela tem um impulso e diz que precisa se checar se fechou bem o carro e sai correndo do estúdio fotográfico. Enquanto isso no Leblon, Cadu conversa com o filho que Clara acabou ficando presa no trabalho e que eles passarão a noite sozinhos.

Justamente quando ele diz isso, Clara chega e comemora que ficará com eles. Ela conta que a cidade toda está alagada e que para piorar, o carro deles está sem partida por um defeito causado pela chuva, mas que apesar da dificuldade em conseguir um taxi em Santa Teresa, ela conseguiu uma carona para casa. Clara ainda comenta que está encharcada, mas que conseguiu chegar bem em casa. Ivan nem disfarça toda sua empolgação pela chegada da mãe, enquanto Cadu sai da sala e vai se aprontar para ir dormir. Depois os dois discutem e Cadu ameaça conseguir a guarda de Ivan na Justiça se achar necessário.

Em Família

Laerte coloca Luiza na parede e pergunta se ela está fugindo dele. André e Luiza continuam em desentendimento e o rapaz se incomoda com o distanciamento atual dele com a namorada. Shirley percebe um clima entre Luiza e Laerte. Alice conversa com a prima e afirma que fará de tudo para descobrir quem é o homem que abusou de sua mãe e a acabou engravidando-a, mas quer encontrá-lo em busca de justiça.

“Em Família” – Alice confronta a mãe e diz saber a verdade sobre seu passado

Na Novela “Em Família”, depois de passar anos escondendo da filha a verdade sobre sua concepção, Neidinha está agora sem alternativa e precisará lidar com esta situação de uma vez por todas. Ela sempre achou que o melhor para filha seria passar a vida toda sem saber quem é seu pai, ao invés de descobrir que na verdade é fruto de uma bruta violência sexual sofrida pela mãe há mais de 20 anos. Foi o destino que acabou ajudando Alice a descobrir a verdade, porque por livre e espontânea Neidinha nunca revelou a filha o ocorreu, com medo de sua reação e o sofrimento que isso iria causar nela.

Em Família

Alice chegou a cogitar até que a mãe tivesse sido uma garota de programa e por isso não saberia indicar quem é seu pai, mas a verdade é muito mais dolorosa para se lidar agora. Depois de sofrer com a revelação e desabafar com a prima e amiga Luiza, Alice admite que chegou o momento de falar com a mãe sobre isso, já que por anos ela precisou lidar sozinha com o passado, carregando este segredo por toda a vida da filha. Ela vai então até a casa de repouso de idosos onde a mãe trabalhada para ter esta tão importante conversa.

Neidinha fica sem reação e sem palavras quando a filha revela já saber de tudo o que ouve no passado e tenta negar, mas Alice não permita que ela minta, reclamando que a mãe a viu procurando por respostas por tantos anos sem pensar em nenhum momento que somente ela mesma poderia dar sossego a seu coração com a verdade e que nenhuma outra pessoa poderia fazer isso por ela, reclamando que a mãe não tinha direito de esconder a verdade dela. Mas Neidinha se defende e se impõe, afirmando que ela tinha direito de fazer o que achasse melhor, porque era algo que dizia respeito a sua vida e que a escolha dela, lembrando que foi por esta escolha que Alice está viva hoje.

Em Família

Neidinha ainda mostra que podia ter lidado com a situação de forma diferente, que poderia ter desistido de tudo, sido uma pessoa infeliz. Mas que procurou trabalhar, criar sua filha com muita alegria e a tornar uma jovem saudável como Alice era hoje, mas que o tempo acabou passando e cada dia mais ela achava que seria pior contar a verdade para a filha. As duas acabam se emocionando com a conversa e se abraçando aos prantos, colocando fim a discussão.