quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEsportesEm dia chuvoso, Hamilton faz a pole do GP da Malásia

Em dia chuvoso, Hamilton faz a pole do GP da Malásia

Em dia chuvoso, Hamilton faz a pole do GP da MalásiaNo início deste sábado, às 2h, foi realizado o treino classificatório que definiu as posições do grid de largada do Grande Prêmio da Malásia, que acontece neste domingo, às 5h. De acordo com as previsões climáticas, a chuva já era aguardada durante os treinos. Contudo, a precipitação foi mais forte do que o imaginado, comprometendo o desempenho dos pilotos no circuito.

Atrasos

Devido à chuva, o treino para o GP da Málasia teve diversos atrasos. Na pista, a água foi a responsável por rodadas e batidas. Contudo, os contratempos não foram suficientes para alterar o favoritismo do treino: o britânico Lewis Hamilton, com sua Mercedes, cravou o melhor tempo dos treinos e largará na primeira posição.

O desempenho da equipe ajudou a deixar mais claro que, neste início de temporada, a Mercedes é a equipe a ser vencida. Esta foi a segunda pole consecutiva de Hamilton. Nico Rosberg, seu companheiro de equipe e vencedor do GP da Austrália, ficou na terceira posição. O destaque positivo foi para Sebastian Vettel, que, apesar dos problemas com sua Red Bull na primeira bateria de treinos, conseguiu se superar e dividir a primeira fila com Hamilton.

Alonso, que esteve próximo de abandonar os treinos (após perder a suspensão em colisão com Daniil Kvyat), contou com a eficiência da Ferrari nos boxes e retornou à pista em tempo de conseguir a quarta posição.

Instável

Antes do início da temporada, a Williams (que agora conta com Felipe Massa) se mostrou uma equipe altamente competitiva, até mesmo com condições de disputa de título. Contudo, em pista molhada, os carros da Williams não têm conseguido manter o mesmo desempenho. E, para azar da equipe, este foi o segundo treino realizado debaixo de chuva.

Felipe Massa teve claras dificuldades para controlar seu carro na segunda parte do treino, ficando apenas com a 13ª posição, Seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, fez o 15º tempo, mas acabou perdendo três posições após atrapalhar Daniel Ricciardo, da Red Bull.

Previsão do tempo

Considerando seu bom desempenho na chuva, a Williams surge como a grande favorita à vitória no GP de Kuala Lumpur. A previsão do tempo para este domingo é de novas tempestades na região do autódromo, o que serve como motivação para Hamilton e Rosberg – e como uma grande preocupação para o brasileiro Felipe Massa.

Disputa pela pole

No Q3, última fase do treino deste sábado, somente a McLaren optou pelos pneus intermediários, o que custou caro à equipe. Magnussen ainda teve tempo de trocar os pneus e marcar o sétimo melhor tempo, mas Jenson Button, que se manteve com os pneus intermediários, ficou apenas na décima posição.

A disputa pela pole foi muito acirrada. Lewis Hamilton marcou o tempo de 1m59s431, enquanto Sebastian Vettel ficou apenas 55 milésimos acima. Na reta final do treino, a chuva ficou ainda mais forte, o que ajudou Lewis Hamilton a manter a primeira posição do grid. Rosberg tirou a terceira posição de Alonso já nos segundos finais.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias