Publicado em: quinta-feira, 25/04/2013

Ella Fitzgerald recebe Doodle em homenagem ao 96º aniversário

Ella FitzgeraldO Google presta hoje um Doodle em homenagem para a cantora norte-americana Ella Jane Fitzgerald de jazz, que iria completar 96 anos nesta quinta-feira (25). Ella é conhecida como a Primeira Dama da Canção, maneira pela qual foi retratada na imagem do Google.

Nos seus 59 anos de carreira, Ella Jane ganhou 14 vezes o Grammy e teve duas premiações importantes do governo norte-americano, tanto a Medalha Nacional de Artes entregue pelo presidente Ronald Reagan, assim como a Medalha Presidencial da Liberdade entregue por George H. W. Bush.

Ella Jane Fitzgerald nasceu no dia 25 de abril de 1917 na cidade de Newport News no Estado da Virgínia e ainda na infância ela se mudou para a cidade de Nova York junto da família e queria ser cantora, nesta época a influência do jazz já era bastante forte e músicos como Louis Armstrong, Bing Crosby e The Boswell Sisters já estava no repertório de Ella Jane.

A estreia da cantora ocorreu quando ela tinha 17 anos, numa competição ocorrida no Teatro Apollo no bairro do Harlem em Nova York, onde Ella Jane participa na categoria de cantores, e não como dançarina, com o qual planejava. Na Amateur Nights, como era conhecido o evento, Fitzgerald apresentou-se na companhia de uma banda e interpretou Judy e The Object of My Affection, de autoria das Boswell Sisters.

Ela conquistou o prêmio principal e também o público, Ella Jane então decide firmar-se na carreira solo. Muitas canções da cantora com participações de Ink Spots, Louis Jordan e os Delta Rhythm Boys estouraram e chegaram a ser grandes sucessos no jazz.

Ella Jane Fitzgerald chegou a gravar mais de 200 álbuns, de jazz, ópera e até bossa nova. No total, chegaram a ser vendidos uma quantidade maior do que 40 milhões de discos. Treze anos após, Ella Jane perdeu o contrato que tinha junto à gravadora e uma alternativa para a cantora foi gravar em três empresas, porém o repertório foi afastando Ella Jane do jazz onde conseguiu fazer sucesso.

No ano de 1991, Ella Jane Fitzgerald fez a última gravação e, dois anos após, a última apresentação, Ella Jane Fitzgerald faleceu em Beverly Hills, em 15 de junho de 1996.