Publicado em: quinta-feira, 25/04/2013

Ella Fitzgerald é homenageada com doodle pelo seu 96° aniversário

Ella FitzgeraldNesta quinta feira (25) o Google realiza mais uma homenagem com o logo em sua página inicial, o doodle. A homenagem de hoje vai para a cantora norte americana de jazz Ella Jane Fitzgerald. No dia de hoje ela completaria 96 anos de idade. Ela também ficou conhecida como a Primeira Dama da Canção.

Foram 59 anos de carreira, período em que Ella Jane conseguiu conquistar 14 vezes o Grammy, tendo recebido ainda outras duas importantes premiações do governo norte americano: a Medalha Presidencial da Liberdade, de George H. W. Bush. e a Medalha Nacional das Artes, do presidente Ronald Reagan.

Ella Fitzgerald nasceu em Newport News, no dia 25 de abril de 1917. Durante a infância, ela se mudou com a família para a cidade de Nova York, já alimentando o sonho de ser cantora. A influência musical do jazz sempre foi muito forte em sua carreira e decisão, incluindo em seu repertório os mestres como The Boswell Sisters, Bing Crosby e Louis Armstrong.

A estreia como cantora aconteceu já aos 17 anos. Ela participou de uma competição no Teatro Apollo, integrando a disputa por cantoras, e não a categoria dançarinas, como havia planejado inicialmente. Ella interpretou a canção Judy, acompanhada de uma banda. Também esteve em seu repertório a canção “The Object of My Affection”, das Boswell Sisters.

Quando conseguiu conquistar o prêmio principal nesta competição, cativando ainda o público, Ella resolveu tentar conquistar o sucesso em uma carreira solo. Várias canções da artista viraram sucessos estrondosos do jazz, com a participação de outros artistas como Ink Spots, Louis Jordan e os Delta Rhythm Boys.

Foi apenas em 1950 que o sucesso chegou ao auge, quando Ella Jane Fitzgerald se tornou a primeira cantora negra a se apresentar no Mocambo. Os singles de Ella continuaram na lista de sucessos dos Estados Unidos, como as versões de Get Ready, gravada tanto por The Temptations quanto por Rare Earth.

Ella Fitzgerald – Saiba mais sobre a cantora

Os pais de Ella separaram-se logo após o nascimento da menina, então sua mãe mudou-se para Yonkers, em Nova York levando o bebê e seu namorado, Joseph da Silva. Durante a adolescência, Ella dizia que gostaria de ser uma dançarina e nesta época já gostava de ouvir jazz, na voz de Louis Armstrong, Bing Crosby e etc. Entretanto, seu preferido era Connee Boswell.

Em 1932, sua mãe morreu vítima de enfarte. Isso fez com que a garota tivesse um fraco desempenho na escola até parar de frequentar as aulas. Então começou a trabalhar, como vigia em um bordel e em uma cada de apostas que tinha ligação com a máfia. Nesta época teve problemas com a polícia, foi presa e ficou algum tempo em um reformatório, mas fugiu e foi morar na rua. Depois, foi internada em um Asilo de Órfãos Negros, no Bronx.

Ainda com 17 anos estreou como cantora e foi conquistando o público cantando toda semana no Teatro Apollo, em 1934.

Ella Fitzgerald – Confira fotos da cantora de jazz

Ella Fitzgerald

Ella Fitzgerald

Ella Fitzgerald

Ella Fitzgerald