Publicado em: segunda-feira, 06/02/2012

Elizabeth II completa 60 anos no trono britânico

A rainha britânica Elizabeth 2ª completou oficialmente nesta segunda-feira (06) 60 anos no trono. Apesar da data, o dia foi marcado por uma agenda normal de trabalho e à espera das festividades previstas para a primavera do Hemisfério Norte, entre os dias 2 e 5 de junho.

A soberana já está com 85 anos e geralmente celebra a data privadamente, já que o dia também representa o aniversário da morte de seu pai, George 6º. O único ato oficial foi a publicação de uma mensagem de bons votos aos britânicos e a população de outros 15 países, de onde ainda é chefe de Estado.

“Hoje, quando celebro 60 anos como vossa rainha, escrevo para agradecer pelo magnífico respaldo e alento que vocês têm dado, a mim e ao príncipe Philip, ao longo de todos esses anos, e dizer o quão profundamente nos emocionamos ao receber tantas mensagens amáveis sobre o Jubileu de Diamante”, declarou.

Elizabeth chegou ao trono depois da morte de seu pai em 6 de fevereiro de 1952, no Quênia. Com 85 anos, a rainha passa a ser a soberana que mais tempo permaneceu no trono, depois da Rainha Vitória, que governou por 63 anos.