Publicado em: sexta-feira, 20/07/2012

Eleitores, partidos e candidatos passam a usar a internet nas eleições com mais efetividade

A televisão continua sendo o veículo de maior alcance para apresentar informações aos eleitores, no entanto agora há outra ferramenta à disposição tanto dos eleitores quanto dos partidos políticos e candidatos. Nesta eleição a internet tem ganhado força e os candidatos e partidos pretendem usar esse meio para difundir informações políticas aos seus eleitores. Além do uso de sites, também tem aparecido as redes sociais e blogs como mecanismo de difusão de informação política. Em cidade maior, com pelo menos 200 mil eleitores, onde o acesso à rede já é mais difundido, a internet tende a ter destaque nessas eleições. Segundo Maurício Garcia, diretor de Atendimento e Planejamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Iprespe), nesses municípios a internet tende a ser cada vez mais usada pelos políticos.

Uso da internet está relacionado a difusão das novas tecnologias

O crescimento do uso da internet está também associado ao crescimento da utilização de telefones celulares com banda larga e também dos tablets, que permitem o acesso a internet. No entanto, Garcia ressaltou que o eleitor não deve formar a opinião por meio das páginas dos candidatos, pois a busca por esses espaços acontece quando alguém desperta a curiosidade sobre algum assunto específico. Garcia disse ainda que quanto menor a cidade, menos acesso as pessoas tem a internet e mais pesa o tipo de informação disponibilizada nas mídias tradicionais, como o rádio e a televisão. Nessas cidades menores há outros tipos de formadores de opinião, como líderes sindicais, pastores e padres.

Eleitores também usam sites oficiais para obter informação sobre eleições

Além do uso dos sites de candidatos, também foi constatado este ano o uso de sites oficiais por parte dos eleitores para se informar sobre questões relacionadas ao título eleitoral e outras questões. Em Minas Gerais, por exemplo, este ano dobou o número de buscas site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).