quinta-feira, abril 25, 2024
HomeMundoEleitorado escolhe candidato republicano para Presidência dos EUA

Eleitorado escolhe candidato republicano para Presidência dos EUA

Nesta terça-feira, dia 2 de janeiro, seis candidatos republicanos irão disputar a preferência dos eleitores norte-americanos de Iowa para as eleições a Presidência, em novembro. Os favoritos das pesquisas são Mitt Romney, Rick Santorum e Ron Paul, mas o resultado ainda não está previsível.

Aproximadamente 120 mil pessoas devem participar de reuniões que serão feitas em residências, escolas e prédios públicos para as assembléias, onde acontecerá a votação de cada eleitor em seu candidato favorito. O vencedor da disputa irá enfrentar o presidente Barack Obama nas urnas pelo cargo de líder dos Estados Unidos.

As reuniões devem chegar a 1,7 mil em 99 condados, os quais irão escolher 28 deputados que deverão votar em um candidato determinado na Convenção Nacional Republicana, que acontece em agosto na Flórida. O Estado de Iowa possui um lugar especial no pleito americano, o que muitos não acreditavam ser possível devido a sua população de maioria branca e rural de quase 3,5 milhões de habitantes.

As eleições no Estado estão sendo consideradas como um teste decisivo para a validação de uma candidatura republicana. Uma boa colocação em Iowa indica um impulso para as eleições que se seguem. Diversas vezes, os ganhadores neste Estado são os indicados, como, por exemplo, o que aconteceu com George W. Bush e o democrata Barack Obama.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias