Publicado em: quarta-feira, 03/10/2012

Eleições 2012 – Sobe número de cidades que terão tropas federais para dar segurança às eleições

Eleições 2012 – Sobe número de cidades que terão tropas federais para dar segurança às eleiçõesO Tribunal Superior Eleitoral optou pela aprovação, na noite de ontem (2), de mais um lote que pedia auxilio das tropas federais para ajudassem na garantia de uma ordem pública no dia da eleição, que ocorrerá no próximo domingo (7). A menos de cinco dias do pleito, foi decidido que serão enviadas tropas e soldados para 112 municípios localizados no estado do Rio Grande do Norte, mais quatro em Alagoas e oito de Sergipe.

Com essa decisão, cresceu para 268 o número das cidades em que a segurança vai ser reforçada pelas forças federais.

Já estão ajustadas em dez Estados: Amazonas, Amapá, Alagoas, Maranhão, Pará, Paraíba, Tocantins, Sergipe, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. No Rio, a lista ainda está incluindo a “pacificada” capital do estado.

Todas as decisões que foram tomadas pela Justiça Eleitoral estão seguindo um ritual, ou seja, cabem aos Tribunais Eleitorais o ato de encaminhar para Brasília todo tipo de pedidos que envolvem socorro para segurança e garantia de uma votação tranquila. Antes de qualquer tipo de decisão seja tomada, o TSE vai ouvir os governadores de cada Estado. Caso haja concordância, será aprovado o reforço.

Ainda não houve registro algum de que haja um governador que não tenha aceitado o envio de tropas. Isso apenas confirma o medo que está vigorando em alguns pedaços do mapa brasileiro. Assim que encerrem-se as eleições, os moradores desses locais apenas terão sua insegurança restabelecida.