quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEleições 2012Eleições 2012 - Saiba como será o dia e quais os documentos...

Eleições 2012 – Saiba como será o dia e quais os documentos necessários na hora de votar

Eleições 2012 - Saiba como será o dia e quais os documentos necessários na hora de votarAlgumas dúvidas mais frequentes sobre eleição ainda assombram a população. Para combater esse tipo de problemas, preparamos um resumo dos principais itens que irão acontecer no próximo domingo (6), dia da escolha dos candidatos que irão nos representar pelos próximos quatro anos. Este ano os cidadãos deverão escolher seus vereadores e seus candidatos á prefeitura das cidades.

Quem precisa votar?

O voto é obrigatório para todos com mais de 18 anos e é facultativo para os analfabetos, para os maiores de 70 anos e para quem tenha entre 16 e 18 anos.

Como fazer se estiver fora de sua cidade?

Será necessário justificar sua ausência. Isso deverá ser feito no dia da eleição, em qualquer local em que estiver acontecendo a votação nos postos de justificativa. Isso deverá ser feito no horário em que os postos estiverem abertos. Nos outros dias será possível obter o formulário para justificativa eleitoral de maneira gratuita, nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor ou também nas páginas do TER de cada estado. O eleitor terá até 60 dias para que complete a justificativa e caso a haja segundo turno, deverá ser preenchido novo requerimento

Qual horário para votar?

Os postos estarão abertos das 8h da manhã até às 17h pelo horário local.

Qual a documentação necessária?

O cidadão deverá levar consigo seu título de eleitor e qualquer documento que contenha foto. Valem certificados de reservista, carteira de trabalho, CNH (carteira nacional de habilitação) que contenha foto, além da tradicional identidade. Não serão aceitas certidões de nascimento ou de casamento.

Qual o horário da lei seca?

Como se trata de uma questão de segurança pública, a aplicação da Lei Seca vai ficar a critério das Secretarias de Segurança Pública, que cada Estado ou até mesmo no próprio Município.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias