Publicado em: segunda-feira, 23/07/2012

Eleições 2012 – 45 cidades disputarão eleições só com mulheres

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 15.304 mil candidatos a prefeitos inscritos. Deste número, 1.097 são mulheres, ou seja, 12,5% do total. É o exemplo de Peruíbe, no litoral sul de São Paulo. A cidade com pouco mais de 57mil habitantes, e que em 53 anos de história, nunca teve uma eleição disputada exclusivamente por mulheres. Ao todo são três candidatas: a prefeita Milena Bargieri (PSB), que vai tentar a reeleição, a empresária Ana Preto (PTB) e a vereadora Onira Betioli Contel (PT).

No Brasil são 5.565 municípios cadastrados no TSE, e em 45 deles a disputa eleitoral pela prefeitura, em outubro, será realizada apenas por mulheres. De 2008 para cá, esse número cresceu apenas 2%, ou seja, em 2008 eram 1.641 mulheres dentre 15.903 candidatos, ou 10,3% do total.

Em todo o Brasil, o estado que possui mais mulheres concorrendo ás eleições municipais (sem a disputa com homens) é o Rio Grande do Norte, com oito cidades. Em Segundo lugar está o estado de São Paulo, com cinco cidades, e em terceiro, empatados, estão os estados de Minas Gerais e da Paraíba, com quatro cidades cada um.

Segundo dados, a herança política faz parte da influência para que mulheres participem cada vez mais da vida política. Em Peruíbe, duas das três candidatas são filhas de ex prefeitos da cidade.

Os dados constatam cada vez mais a participação, ainda que paulatinamente, de mulheres nas eleições em todo o território nacional.