Publicado em: terça-feira, 29/11/2011

Egito tem segundo dia de votação sem incidentes

O Egito começa nesta terça-feira (29) o segundo do 1º turno das eleições legislativas, sendo que a segunda-feira (28) não teve nenhum imprevisto, nem incidentes, apesar de o clima no país ainda ser de tensão. Na terça-feira a votação acontece no Cairo e em Alexandria, as duas maiores cidades do país, além de outra cidade menor. As outras regiões também vão ser incluídas no processo de eleição, sendo que o procedimento vai até 11 de janeiro.

A primeira data foi definida para escolher os representantes da Assembleia do Povo (deputados), mas em 11 de março vão ser definidos os integrantes da Shura (câmara alta consultiva). Essa é a primeira vez em mais de 30 anos que o povo egípcio tem o direito de votar, sendo que esse foi o tempo do mandato de Hosni Mubarak, ex-ditador deposto em fevereiro. O Egito tem 82 milhões de habitantes, sendo que destes mais de 17 milhões de pessoas podem votar em alguma das nove províncias do país.

As eleições acontecem em clima de tensão, pois o Egito esteve em meio a protestos que duraram 10 dias e deixaram mais de 40 mortos em confrontos com a polícia. Além disso, cerca de 3 mil ficaram feridas.

As eleições no Egito foram planejadas para terem três fases, que acontecem em regiões diferentes e cada uma terá dois turnos. Cada turno dessas três fases terá dois dias para a votação. O primeiro turno da primeira fase começou na segunda-feira e terminou nesta terça-feira, sendo que agora o segundo turno acontecerá no começo de dezembro.