Publicado em: segunda-feira, 28/11/2011

Egípcios fazem fila para votar em eleições parlamentares

Nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, o povo egípcio fez valer suas obrigações de cidadania e fez fila para votar nas primeiras eleições após a derrubada do presidente Hosni Mubarak. O país está sob o comando dos militares, que enfrentam intensa desconfiança dos cidadãos do Egito.

A votação para as eleições parlamentares começou às 8h (4h pelo horário de Brasília) e, aproximadamente, mil pessoas já se aglomeravam em fila em uma seção eleitoral de Zamelek, bairro central do Cairo. A formação dava a volta em toda a quadra e as propagandas dos candidatos e dos partidos para os quais representam estão por todas as ruas.

Wafa Zaklama, de 55 anos, vota pela primeira vez em uma eleição parlamentar e afirma que todos estão muito felizes com esta conquista de poder participar da eleição. Estas eleições englobam as regiões de Alexandria e do Cairo. De acordo com o sistema eleitoral do Egito, as votações são feitas em etapas e só terminam no dia 11 de janeiro de 2012.

Depois da queda de Hosni Mubarak, em fevereiro deste ano, diversos partidos foram criados. Durante o período em que Mubarak esteve no poder, as eleições eram sempre fraudadas pelo partido do qual fazia parte, o Democrático Nacional. Desta forma, ganhava sempre as eleições de maneira arrasadora e conquistava a maioria das cadeiras parlamentares.