Publicado em: sábado, 05/05/2012

Eduardo Paes garante regulamentação de bicicletas elétricas


A utilização da bicicleta elétrica passará a ser regulamentada na cidade do Rio de Janeiro a partir de um decreto que será oficializado na próxima segunda-feira (7) através do “Diário Oficial” da cidade, segundo o prefeito Eduardo Paes (PMDB), em seu perfil no Twitter.

Ele publicou na rede social que as pessoas que usam este tipo de transporte precisam ter a mesma liberdade de circulação que as pessoas que condizem as bicicletas comuns. O prefeito falou também que a apreensão da
bicicleta elétrica que aconteceu no final de semana passado foi apenas um caso “isolado e equivocado de agentes públicos”, e esses funcionários já teriam sido afastados de suas funções.

A discussão a respeito do uso de bicicletas elétricas aumentou quando Marcelo Toscano Bianco foi parado no transporte por agentes da Lei Seca, no último sábado (28). De acordo com a Secretaria de Governo, ele não quis fazer o teste do bafômetro exigido em uma blitz, não usava capacete e não possuía carteira de habilitação da categoria para o veículo.

Ele foi multado em mais de R$ 1.700, além de receber 21 pontos na carteira de habilitação de automóveis. Segundo o ciclista, ele apenas estava indo para casa quando passou pela blitz. Ele carregava equipamentos de filmagem e resolveu realizar imagens da obstrução que estava ocorrendo na via. Foi então que os agentes o abordaram exigindo o teste do bafômetro.

De acordo com o governo, o Código de Trânsito entende que os ciclomotores devem ter seu registro e licenciamento regulamentados pela cidade do domicílio dos donos. Esse foi o primeiro ciclo-elétrico apreendido por uma blitz da Lei Seca na cidade do Rio.