sábado, abril 27, 2024
HomeEducaçãoEditora quer imprimir a Wikipedia

Editora quer imprimir a Wikipedia

Editora quer imprimir a WikipediaA editoria Pedia Press, da Alemanha, anunciou um projeto ambicioso que deve ser colocado em prática em breve: a impressão integral da Wikipedia (ou, pelo menos, de sua versão em inglês). Para tornar possível este projeto, a Pedia Press iniciou um financiamento coletivo no site Indiegogo, com o objetivo de arrecadar o dinheiro necessário para a produção do material.

Valores

Segundo a Pedia Press, a impressão da Wikipedia em inglês teria o custo de U$50 mil. De acordo com a editora, a impressão de todos os artigos da enciclopédia virtual ocuparia nada menos do que 1,2 milhão de páginas. Neste caso, a empresa dividiria o conteúdo da Wikipedia em mil volumes, cada um com 1,2 mil páginas.

Para armazenar tantos livros, seria necessária uma estante com dez metros de largura e 2,5 de altura. Este espaço é maior do que o de muitas bibliotecas pessoais de respeito. A numeração das páginas, segundo o projeto, será feito de maneira contínua, fazendo com que a página final da Wikipedia impressa tenha o número 1.193.014.

A Pedia Press, inclusive, já definiu a qualidade de acabamento dos livros e da impressão da enciclopédia virtual: a versão impressa da Wikipedia seria feita com papel aprovado ecologicamente (o que também ajuda a evitar críticas sobre um possível desperdício de papel), impressão em preto e branco e páginas com três colunas. Todas as edições receberiam capa dura e, na página do projeto, é possível ver um esboço da possível capa da Wikipedia.

Lançamento

O objetivo da Pedia Press é concluir o financiamento coletivo em breve, para iniciar rapidamente a produção do material. De acordo com a editora, o objetivo é que a Wikipedia impressa esteja pronta para ser exibida na convenção Wikimania, que acontece em agosto de 2014 em Londres.

Com o dinheiro solicitado para o projeto seria possível, além da impressão dos livros, construir a estante necessária para seu armazenamento. Os valores também incluem os custos necessários com o transporte dos livros para o Barbican Center, local onde acontece a Wikimania.

Caso o valor arrecadado supere os U$50 mil, a Pedia Press pretende montar uma estrutura na Wikimania para fazer impressões da Wikipedia em tempo real, conforme ela vá sendo atualizada. Com isso, de acordo com a editora, seria possível mostrar o poder de atualização online da Wikipedia. Caso o financiamento seja bem sucedido, também é possível que a editora faça uma “turnê” dos livros pelo mundo.

Contribuições

Até o momento, o projeto da Pedia Press já arrecadou U$7118, restando ainda 50 dias para o término do financiamento no Indiegogo. É possível doar o valor mínimo de U$5 e o máximo de U$1001. Aqueles que doarem valores maiores poderão ser incluídos como patrocinadores do livro, tendo, inclusive, a possibilidade de escrever uma dedicatória. Caso o valor do financiamento seja muito superior ao solicitado, é possível que a Wikipedia seja impressa em cores.

Para quem tem interesse em saber mais sobre o projeto, basta procurar por “The Wikipedia Books Project” no site de financiamento coletivo Indiegogo.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias