Publicado em: sexta-feira, 27/04/2012

Edgar Allan Poe inspira filme sobre seus últimos dias

Os últimos dias de vida de Edgar Allan Poe são um mistério até hoje. O escritor norte-americano foi encontrado no dia 3 de outubro de 1849, em Baltimore, em estado de delírio, e foi encaminhado para um hospital, onde faleceu no dia 7 de outubro. Ninguém sabe o que Poe fez nos dias em que esteve desaparecido até ser encontrado, mas os mistérios a cerca disso já inspiraram muitos livros. Agora um novo filme sobre o escritor foi feito, e em “The raven” (O Corvo), Poe é perseguido por um assassino de suas obras.

O longa, que estreia nos Estados Unidos nesta sexta-feira, é dirigido pelo australiano James McTeigue, que dirigiu o sucesso “V de Vingança”. Poe é interpretado por John Cusack. Seu personagem é obrigado a se aliar a um policial para poder encontrar o serial killer que matou sua noiva. O diretor disse para a agência AFP em uma entrevista que a ideia de criar os últimos dias de Edgar Allan Poe era tentadora, ainda mais levando o escritor para dentro de uma de suas obras.

Filme

James McTeigue afirmou que gostaria de fazer um filme que fizesse com que o publico procurasse saber mais coisa sobre o escritor norte-americano e suas obras. O diretor afirmou que “Poe é um personagem fascinante, seus trabalhos são extraordinários. Se eu conseguisse fazer um filme popular que levasse as pessoas a se aproximar da obra dele, isto seria formidável”.

Ao contrário das obras de Poe, o filme de McTeigue não segue uma ótima fantástica, sendo mais real, com os “pés na terra”, como diz o próprio diretor. McTeigue afirma que várias obras do escritor se confundem com o que é real ou não, e trazer isto para o filme poderia deixar o espectador um pouco perdido na história.