Publicado em: quinta-feira, 15/12/2011

Economia brasileira recuou 0,32 no mês de outubro

O Banco Central divulgou nesta quarta-feira (14) os números da economia no terceira trimestre. Os dados referentes ao mes de outubro e o terceiro trimestre apresentam a retração de 0,32%.

Já o Índice de Atividade Econômica do banco Central (IBC-Br) ficou com 138,61 pontos em novembro. já entre os meses de agosto e setembro, a economia brasileira apresenta encolhimento de 0,11%. Neste ano, o índice indica o aumento de 3,04%, enquanto nos últimos 12 meses, chega a avançar 3,39%.

O governo federal vem adotando medidas para conseguir conter a queda da atividade economia a partir da novos planos de crescimento. Neste mês, o Banco Central aprovou a redução da taxa básica de juros, a Selic, em meio ponto percentual, fuçando a 11% ao ano. Além disso, estão sendo adotadas meninas para reduzir os impostos nas linha de produtos brancos, como eletrodomésticos, para estimular a compra.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comentou que apesar da retração, a economia do Brasil já apresenta sinais de recuperação e deve voltar ao crescimento esperando até o final do mês de dezembro. a expectativa é que o ano de 2012 consiga crescer entre 4% e 5%.