Publicado em: quarta-feira, 28/12/2011

Economia brasileira deve voltar a aquecer no primeiro trimestre do próximo ano

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Atividade Econômica, divulgado nesta terça-feira (27), apontou que o crescimento da economia brasileira avançou 0,2% no mês de outubro, chegando ao valor de 98,3.

Já numa perspectiva para os próximos seis meses, a economia brasileira deve voltar a se aquecer no primeiro trimestre de 2012. Com esta avaliação, o indicador acredita que mesmo que a economia tenha estagno do segundo semestre de 2011, deve voltar a apontar crescimento logo nos primeiros três meses.

O crescimento é considerado quando o índice está acima dos 100 pontos, o que indica o ritmo de crescimento e movimento de aceleração nas próximas avaliações feitas pelo Serasa Experian.

Na avaliação dos economistas do Serasa Experian, o crescimento deve ser influenciado a partir da retomada de um dinamismo aparente nas atividades economias. Entre os principais dados esta a redução da taxa básica de juros, a Selic, e a tomada de novas medidas que buscam a isenção fiscal. Outra justificava está no aumento do salário mínimo, em 14,3$% que deve estimular o consumo do brasileiro.

O índice do Serasa Experian é utilizado para rever o movimento econômico dos próximos seis meses e ainda os ciclos da economia a partir de diferentes variáveis analisados, como a avaliação da confiança dos consumidores, a inadimplência e a atividade econômica.