Publicado em: segunda-feira, 09/04/2012

Eadweard J. Muybridge – Google homenageia fotógrafo britânico com doodle

Eadweard J. MuybridgeNesta segunda-feira (9), o fotógrafo britânico Eadweard J. Muybridge completaria 182 anos. Para comemorar a data, o Google desenvolveu um doodle animado, que se baseia no trabalho “The House in Motion” (“O Cavalo em Movimento”). Para a confecção desta obra, Muybridge utilizou 24 câmeras, e capturou o movimento de vários cavalos correndo. Com isso, o doodle de hoje também se move.

O logo do site de busca traz as cores do Google e vários cavalos correndo em quadros. A imagem fica mais rápida com o tempo, e o usuário do site pode pausar quando quiser. Para visualizar a imagem em movimento, é preciso apenas dar o “play” no comando localizado no centro do logo.

Eadweard J. Muybridge

O fotógrafo nasceu em Kingston, na Inglaterra, em 9 de abril de 1830. Ele ficou famoso através das fotos do Yosemite National Park e de São Francisco, na Califórnia. Estas fotografias apresentavam as particularidades da região oeste. Entre diversos trabalhos que fez, um deles foi registrar em fotografias as expedições feitas pelo exército dos Estados Unidos no Alasca.

Porém, sua grande obra foi Sallie Gardner à Galope, feito em 1878. O projeto era realizado com um zoopraxiscópio, criado por ele e primeiro projetor de filmes. O aparelho consistia num disco com uma sucessão de fotos que, ao girarem, davam a impressão de que a figura principal estava se movimentando. Esta invenção influenciou William Dickson e Thomas Edison para os novos projetores de filmes. Muybridge faleceu em 8 de maio de 1904.