Publicado em: segunda-feira, 09/04/2012

Eadweard J. Muybridge ganha doodle em homenagem ao seu aniversário

Eadweard J. Muybridge

Nesta segunda feira (09), o Google homenageia os 182 anos do fotógrafo inglês Eadweard J. Muybridge. Ele é o responsável pela criação do primeiro projetor de filmes com a imagem de um cavalo de corrida, o zoopraxiscópio, que aparece no Doodle interativo de hoje.

O fotógrafo nasceu no dia 09 de abril de 1830, na cidade de Kingston, na Inglaterra. Antes de atuar com a fotografia ele trabalhou como agente e livreiro de um editor. Já no ano de 1867 ele ficou conhecido com as fotografias de Yosemite National Park e de São Francisco. Um de seus principais trabalhos foram as fotografias da expedição do exército dos Estados Unidos.

Entretanto, sua grande realização foi o experimento Sallie Gardner à Galope. Em 1878 ele realizou uma sequência com 24 fotografias no zoopraxiscópio, um disco com várias imagens em sucessão, que ao ser girado dava a impressão de que a figura estava se movimentando. O objetivo era conseguir mostrar que as patas do cavalo ficam no ar por alguns instantes durante o galope.

Esta invenção acabou influenciando mais tarde os pesquisadores Thomas Edison e William Dickson durante a criação de projetores de filmes. Em 1974, o fotógrafo assassinou o amante de sua esposa, Flora Stone. Entretanto, ele acabou sendo julgado como inocente, o crime sendo considerado um “homicídio justificável”.

Este caso interferiu profundamente em sua carreira, passando a ser visto como instável e errático. A defesa de Muybridge alegou demência em decorrência de uma lesão em sua cabeça. O inglês ainda achava que seu filho era fruto de uma relação de sua mulher com o amante.

O doodle é uma homenagem comemorativa que substitui o logo oficial do buscador mais utilizado do mundo para alguma imagem relacionado ao seu homenageado. Para o caso de Eadweard Muybridge, o doodle remete a um dos trabalhos mais conhecidos do fotografo e é animado.

Com o doodle, o internauta pode conferir um dos trabalhos mais conhecidos de Eadweard Muybridge, nomeado Horse in Motion,. Nele, o fotógrafo fez imagens de um galope do animal. Apertando o play no doodle, é possível ver o movimento sem cortes.