Publicado em: segunda-feira, 09/04/2012

Eadweard J. Muybridge é homenageado pelo Google

Caso estivesse vivo, Eadweard J. Muybridge completaria nesta segunda-feira, 9 de abril de 2012, seu aniversário de 182 anos. Para comemorar o nascimento deste fotógrafo inglês o Google, um dos buscadores mais acessados pelo internautas do mundo todo, disponibilizou em sua página inicial um doodle que remete aos trabalhos feitos por Muybridge.

Eadweard J. Muybridge nasceu em Kingston, na Inglaterra, no ano de 1830 e ficou conhecido mundialmente devido aos seus experimentos com câmeras fotográficas múltiplas para captar os movimentos de animais e pessoas. Além disso, o fotógrafo também é responsável pela invenção do zoopraxiscópio, uma máquina que projetava os retratos em movimento e que seria a precursora da película de celulóide, que ainda hoje é usada.

Um dos episódios marcantes da vida de Eadweard J. Muybridge não tem nada a ver com fotografia. No ano de 1874, quando morava em São Francisco, descobriu que sua esposa tinha um amante e o matou. Ele simplesmente procurou o amante, que se chamava Major Harry Larkyns e disse: “boa noite major. meu nome é Muybridge e aqui está a resposta para a carta que você enviou para minha esposa”. Ao dizer isso, ele acertou o Major com um tiro de espingarda. Muybridge morreu na Inglaterra em 8 de maio de 1908.

No doodle que está disponível na página inicial do Google, os internautas podem ver uma figura com diversos cavalos em movimento, imagem que remete a uns dos trabalhos de Muybridge chamado Horse in Motion, no qual ele fotografou uma seqüência de galope de cavalo. Ao dar o ‘play’na imagem do doodle, os internautas podem ver a imagem do cavalo em movimento.

Doodles do Google

O Google utiliza os doodles como uma forma de prestar uma homenagem para pessoas que foram importantes para a história da humanidade ou para comemorar datas significativas. Nos doodles, o logotipo da página inicial do buscador do Google se transforma em alguma figura ou imagem que remeta aos feitos da data ou da pessoa homenageada. Diversos doodles entraram para a memória dos internautas do mundo inteiro, como o doodle que homenageou o aniversário de criação do jogo Pac Man, por exemplo. Neste doodle, os internautas podiam jogar Pac Man na página inicial do buscador.