Publicado em: terça-feira, 11/03/2014

E o Oscar vai para a ex-estagiária! Ascensão de Lupita Nyong’o surpreende a quem acompanhou o início de sua carreira

E o Oscar vai para a ex-estagiária Ascensão de Lupita Nyongo surpreende a quem acompanhou o início de sua carreiraSe a escolha da mexicana Lupita Nyong’o parece ter surpreendido a todos que acompanharam a premiação do Oscar, por ser relativamente desconhecida, para o cineasta brasileiro Fernando Meirelles a consternação foi maior e muito positiva. Isso porque a nova queridinha de Hollywood foi sua estagiária na produção do filme “O Jardineiro fiel”, de 2005.

Pelo Twitter, o brasileiro exaltou a virada na vida e na carreira de Lupita, que cuidou do cronograma do filme em que teve a chance de trabalhar para Meirelles, coordenou refeições da equipe, o controle dos transportes, figuração e animais de cena. O cineasta afirmou que, se não fosse a beleza e a energia, Lupita teria passado sem ser notada pela produção de “O Jardineiro fiel”

Quico, filho de Fernando Meirelles e também cineasta, citou em entrevista que as gravações do longa no Quênia proporcionaram a oportunidade de Lupita trabalhar com a equipe, já que ela é filha de Peter Anyang’ Nyong’o, ex-ministro do país, que pediu o ingresso dela no staff como um favor para liberar as gravações no país. Porém, mesmo tendo as “costas quentes”, ela demonstrou bastante empenho e dedicação de acordo com o relato dos dois cineastas.

Talento inesperado

A beleza de Lupita, que já tinha rendido a ela a vitória em alguns concursos no Quênia, chamou a atenção de toda a equipe, mas todos acreditavam que a vontade dela era justamente a de trabalhar atrás das câmeras, já que sequer comentava ter vontade de ser atriz. Tempos depois da produção, em uma troca de e-mails, Quico Meirelles ficou sabendo que ela se tornara atriz, estava terminando os estudos em Yale e já havia dirigido e atuado em uma série produzida pela MTV queniana

A comprovação da reviravolta na carreira da ex-estagiária está nos cartazes do cinema. Lupita aparece no filme de ação “Sem escalas” e também no drama “12 anos de escravidão”, que lhe rendeu o Oscar. Na carreira agora à frente das câmeras, ela já participou da série “Shuga”, da MTV do Quênia, e em “East River”, curta-metragem norte-americano. Além disso, ainda produziu e dirigiu o documentário “In My Genes”.