Publicado em: quarta-feira, 17/10/2012

É necessário utilizar Nono dígito para realizar ligações para celulares com DDD 11

É necessário utilizar Nono dígito para realizar ligações para celulares com DDD 11A partir de hoje (17) quem realizar chamadas para celulares do DDD 11 sem utilizar o nono dígito não conseguirá completar a sua ligação, informa uma determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Conforme a Agência, quem realizar chamadas contendo oito dígitos ouvirá uma gravação que solicitará que a pessoa ligue outra vez e acrescente o 9 antes de digitar os outros 8 números antigos.

Desde 29 de julho o 9 deve ser acrescentado na área 11, mas só agora é necessário digitar o nono número. O nove passa a ser usado na frente do número antigo.

O acréscimo desse novo número na área 11 é que a quantidade de linhas na grande SP está próxima de atingir o máximo de possibilidades. Sem os nove dígitos, o limite era de 44 milhões, agora chega até 90 milhões.

Esta mudança atingirá apenas usuários de telefonia celular de operadoras comuns, quem liga para a telefonia por rádio ou telefone residencial não precisará acrescentar o novo algarismo.

Uso do nono dígito se estenderá para todos os celulares do Brasil

A Agência diz que em breve todos os celulares brasileiros terão o nono dígito, mas a Anatel não tem uma data de quando isso acontecerá em outros locais do país.

O próximo local que deve ter um nono dígito tende a ser a região do DDD 21, que corresponde à cidade do Rio de Janeiro e região. Conforme a Anatel, em dois ou três anos o local chegaria aos limite de 44 milhões de celulares.

Fora esses dois locais, as regiões com DDD 31 (Belo Horizonte), 19 (Campinas) 51 (Porto Alegre) e 81 (Recife) tem alta demanda de número de aparelhos celulares e podem chegar ao limite em breve.