sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEntretenimentoDVD pirata de filme que concorre ao Oscar exibe capa preconceituosa

DVD pirata de filme que concorre ao Oscar exibe capa preconceituosa

DVD pirata do filme 12 Anos de Escravidão exibe capa preconceituosaO filme 12 Anos de Escravidão, escrito por John Ridley e dirigido por Steve McQueen, é baseado em uma história real. É uma adaptação da autobiografia de 1853 de Solomon Northup, um homem negro nascido em Nova York. Solomon, interpretado por Chiwetel Ejiofor, era um home livre e letrado e em 1841 foi sequestrado em Washington e vendido como escravo. Forçado a trabalhar em uma plantação na região da Lousiana, só foi libertado 12 anos depois, quando foi resgatado pelo advogado Samuel Bass, interpretado por Brad Pitt.

O filme, que abocanhou 9 indicações ao Oscar, só estreia no Brasil no dia 21 de fevereiro mas pelas ruas os vendedores de DVDs piratas já ofertam suas cópias, como é de praxe. O que mais surpreende, nesse caso, é que as capas dos DVDs não mostram o personagem principal mas sim o coadjuvante: em um filme que conta a história da escravidão forçada de um homem negro e livre, o destaque nas capas dos DVDs é para o ator Brad Pitt.

Polêmica

Em dezembro de 2013, a BIM Distribuzione, distribuidora italiana do longa, sofreu duras críticas ao divulgar o filme com cartazes em que os atores Michael Fassbender (que interpreta o vilão da história) e Brad Pitt (que exerce um papel secundário), apareciam em grande destaque ao passo que o protagonista, Chiwetwl Ejiofor, inclusive indicado ao Oscar de melhor ator, aparece em tamanho menor, no canto inferior. No pôster americano de divulgação só Ejiofor aparece.

A distribuidora mudou de ideia e divulgou um cartaz como o americano, mas, pelas ruas de São Paulo, é encontrado nos camelôs com a imagem do pôster italiano, destacando o ator loiro. Os vendedores explicam que quem escolhe as capas são os “fornecedores” mas entendem também que algumas pessoas compram os filmes pelas histórias e outros pelos atores. E, enquanto para alguns é errado que um filme sobre escravos tenha um homem loiro na capa, para outros é Brad Pitt com sua beleza quem realmente atrai o interesse do público.

(Com informações da Folha)

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias