Publicado em: segunda-feira, 11/03/2013

Douglas Adams recebe homenagem por seu 61° aniversário

Douglas AdamsDouglas Adams, escritor e comediante britânico, foi o escolhido pelo Google para ganhar uma homenagem, por conta dos 61 anos que completaria hoje se estivesse vivo. O doodle de hoje é animado e cheio de referências a séries criadas pelo escritor, como o famoso Guia do Mochileiro das Galáxias. As letras que formam o nome da empresa estão formadas por itens dos livres, como toalhas, robôs e naves espaciais.

Outro trabalho famoso de Adams é a série de TV Monty Python’s Flyong Circus. Douglas Adams nasceu em Cambridge, no dia 11 de março de 1952 e faleceu jovem, em 11 de maio de 2001. O Guia do Mochileiro das Galáxias faz parte de uma saga dividida em cinco livros, com as sequencias ainda O Restaurante no Fim do Universo, A Vida, o Universo e Tudo Mais, Até logo, e Obrigado pelos Peixes e Praticamente Inofensiva.

A famosa série de livros começou em 1978 como um programa de rádio na BBC, sendo que a primeira edição do livro foi publicada apenas no ano seguinte. A primeira edição chegou a vender mais de 250 milhões de cópias apenas nos três primeiros meses. Douglas Adams também ficou conhecido por seu amor pela tecnologia, sendo um ávido usuário de Macintosh, tendo usado o aparelho desde 1984 até sua morte.

O britânico morreu com 49 anos de idade em decorrência de um ataque cardíaco. Juntamente com seu aniversário, é também marcado no Dia da Toalha, em 25 de maio, pelos fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Isso porque na séria, a toalha é considerada o item indispensável a qualquer viajante das galáxias.

Douglas Adams

Douglas Adams

Ele entrou na faculdade de letras e se formou em literatura inglesa pela Universidade de Cambrigde, em 1974. Antes disso, na década de 1970 Douglas passou alguns anos viajando pela Europa como mochileiro, indo até Istambul, na Turquia.

Esta bagagem cultural adquiria aliada com a amizade com Simon Brett resultou na criação do programa de rádio “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, criação bem humorada dos amigos sobre ficção-científica.

A primeira transmissão do programa ocorreu na radio 4, da BBC, em 1978. Depois, a obra ganhou força e virou um romance com cinco volumes.

Além de ficção-científica, os livros traziam também um humor debochado que misturava situações cotidianas com ironias sobre temas da sociedade como política, burocracia, pessoas, caracterizando-se como as crônicas brasileiras.

Os cinco livros da série se chamam: O Guia do Mochileiro das Galáxias, O Restaurante no Fim do Universo, A Vida, o Universo e Tudo Mais, Até logo, e Obrigado pelos Peixes e Praticamente Inofensiva. As obras foram publicadas no Brasil pela Editora Sextante. Os três primeiros na mesma época do lançamento do filme sobre a saga e os outros dois recentemente, em 2005 e 2006.

Douglas Adams não chegou a ver o lançamento do filme O Guia do Mochileiro das Galáxias, em 2005, mesmo que tenha colaborado com sua produção. Ele faleceu em 2001, aos 49 anos, vítima de um ataque cardíaco.

Doodles do Google

Douglas Adams

O Google tem o costume de comemorar datas que tem importância para para a humanidade, sendo aniversários de alguns inventores ou de personalidades que tem ligação com cultura e política. Nestas datas existem customizações do logo que fica na página inicial de buscas.

O primeiro doodle foi criado no ano de 1998, quando fundadores da empresa fizeram um logotipo para que informassem os usuários do site que eles estariam participando do Burning Man, que é um festival de contracultura que é realizado de maneira anual nos Estados Unidos.

O sucesso foi tamanho que atualmente a empresa conta com equipe de designers que é voltada apenas para criação de logotipos em datas especiais. Já houve a criação de um número maior do que 300 doodles nos Estados Unidos e 700 em todo o planeta.