Publicado em: sexta-feira, 15/07/2011

Doses de vacina contra a gripe deve chegar a 1,7 bilhão em 2015, segundo OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quinta-feira (14) que até 2015 deve existir 1,7 bilhão de doses da vacina contra a gripe disponíveis no mundo toda. O número representa mais que o dobro da produção atual, que é de 800 milhões.

O anúncio foi feito pela diretora geral do Plano de Ação contra a Gripe, Marie-Paule Kieny, na cidade de Genebra. Segundo ela a OMS iniciou em 2006 um plano para reduzir as diferenças entre a provisão e a demanda de vacinas por meio do apoio financeiro e técnico, especialmente para os países em desenvolvimento e pobre. O plano tem prestado ajuda a 11 países em desenvolvimento para a produção de suas próprias vacinas, para que já estejam disponíveis em 2015. Dessa forma, serão 40 fábricas distribuídas em 20 que poderão produzir a vacina.

Ela ressaltou que desde 2006 foram registrados muitos avanços na imunização da gripe, embora ainda não existam vacinas suficientes para cobrir a população mundial no caso de outro pandemia dos vírus. Entretanto, ela garantiu que já estão assistidos os grupos mais vulneráveis, como crianças, grávidas e idoso.

Segundo os dados da OMS e da diretora, se 70% da população mundial for imunizada contra certo tipo de vírus da gripe, é possível frear a transmissão a ponto de impedir novas pandemias. “No entanto, esta imunização deve ser distribuída de maneira racional por todo o mundo, porque, se forem vacinadas apenas as pessoas dos países mais ricos, as pandemias brotariam nos países mais pobres para depois se propagar pelo mundo”, afirmou.