Publicado em: sexta-feira, 25/04/2014

Dos 136 milhões de computadores em uso no Brasil, 13% são tablets

Dos 136 milhões de computadores em uso no Brasil, 13% são tabletsOs tablets têm ajudado o mercado de informática crescer no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada sobre o uso de tecnologia nas empresas feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), há no Brasil mais de 136 milhões de computadores em uso, destes, 13% dos aparelhos são tablets, e segundo a entidade, é considerado como um computador.

Realizada pelo professor Fernando Meirelles, a pesquisa entrevistou mais de seis mil médias e grandes empresas em todo o Brasil, e o resultado obtido demonstrou que nos últimos anos, o país vem sofrendo um processo de informatização e modernização das empresas muito grande.

O estudo compreendeu que há uma média de 2 computadores para cada três brasileiros, o que corresponde a 67% da população. Estima-se que até o fim do ano sejam vendidos 28 milhões de PCs. Sendo assim, até 2016 o Brasil atingirá a marca de 200 milhões de aparelhos, representando um computador para cada habitante.

A entidade ainda prevê que o mercado continuará aquecido e o crescimento do setor é tido como certo, principalmente com a ajuda dos tablets e outros aparelhos, tais como o de notebooks. Em 2013, o aumento nas vendas foi de 20%, e a expectativa é de que o crescimento será de 10% neste ano. O campeão de vendas nos últimos cinco anos continua sendo o mercado de notebooks, que tem superado o de desktops e tablets, mas os números estão prestes a mudar, a FGV reconhece que os aparelhos de telas sensíveis representam 40% das vendas recentes.

No ramo de telefonia móvel, os aparelhos celulares e fixos no país ultrapassaram os Estados Unidos e hoje representam a 2,5 aparelhos para cada habitante.

A densidade de telefones celulares e fixos no Brasil passou a dos Estados Unidos, com 158%. Isso significa que há mais de três aparelhos para cada dois habitantes no país. Quanto ao ramo de computadores e sistemas operacionais, a Microsoft segue líder absoluta, sendo o Windows como o SO utilizado por 90% dos aparelhos.