Publicado em: terça-feira, 22/04/2014

Doodle interativo celebra Dia da Terra

Dia da TerraNesta terça feira, dia 22 de abril, o doodle do motor de buscas Google está celebrando o Dia da Terra 2014. A página inicial do motor de buscas trouxe em comemoração a data um doodle animado, exibindo um beija-flor, um besouro, um baiacu, uma medusa-da-lua, um camaleão e macacos japoneses. A ideia é chamar a atenção dos usuários da página para a saúde do planeta, promovendo uma causa que envolve várias questões ambientais, mas principalmente a conservação da biodiversidade. A escolha dos animais que figuram o doodle de hoje foi a forma encontrada para mostrar como existe uma diversidade muito grande em nosso planeta. Alguns dos animais mostrados chegam a ser desconhecidos de usuários do Google em algumas partes do mundo, enquanto alguns são bem populares no Brasil.

Este doodle comemorativo ao Dia da Terra é global e foi desenvolvido de forma que ao clicar na lupa da busca, o usuário seja direcionado para uma página de resultados de busca sobre o animal que figurava o doodle no momento. A medusa da lua é mais popularmente conhecida como água viva. Além disso, você pode mudar o animal que é exibido no doodle clicando na seta que aparece logo abaixo do logo. A cada imagem de animal o doodle comemora, dizendo que aquele animal deseja a você um Feliz Dia da Terra. O doodle em comemoração essa biodiversidade trouxe ainda os recursos de interatividade, permitindo que você compartilhe a celebração em redes sociais como Google+, Twitter e Facebook.

O Dia da Terra foi criado em 1970 por Gaylor Nelson, um senador americano, com a proposta de marcar a luta pelo meio ambiente. A data também visa despertar mais consciência sobre os problemas de contaminação da biodiversidade de nosso planeta, bem como os problemas de conservação dos recursos que o planeta todo vem enfrentando, em alguns países mais que outros. Foi somente em 2009 que a data se concretizou como Dia Internacional da Mãe Terra, sendo celebrada mundialmente.