Publicado em: sexta-feira, 21/03/2014

Doodle: Aniversário de 20 anos da Morte de Ayrtonn Senna

Ayrtonn SennaNa data de hoje, dia 21 de março, se ainda estivesse vivo, o grande piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna estaria completando 54 anos. O piloto brasileiro nasceu no dia 21 de março de 1960, na capital paulista. Por conta da data, Senna foi o homenageado do motor de buscas Google em sua página inicial, com um doodle especial para o piloto. No lugar do logo tradicional da página, está uma imagem do tricampeão brasileiro de Fórmula 1, sob as cores verde e amarela. A homenagem não será apenas no Brasil, mas estará na página inicial do motor de busca em todo o mundo.

Esta é a primeira vez que o Google escolhe um piloto de automobilismo para homenagear em sua página inicial com um doodle personalizado. A memória de Senna vem sendo exaltada desde o início de 2014, ano que completa 20 anos da trágica morte do piloto brasileiro. Seu nome é lembrado em vários países do mundo, pela história que fez no esporte. Ele morreu durante uma corrida no GP de San Marino, no ano de 1994. Já no começo de março, uma das atrações de um festival em Sydney foi o lendário MP4/4, com o qual o piloto brasileiro conquistou seu primeiro mundial, no ano de 1988. Além disso, Ayrton Senna foi ainda tema do samba enredo vencedor do carnaval 2014 do Rio de Janeiro, da escola de samba Unidos da Tijuca.

Entretanto, a maior homenagem à história e morte do piloto brasileiro Ayrton Senna deve acontecer no início de maio, entre os dias 1 e 4, durante a competição do circuito de Ímola. Este é o palco do Grande Prêmio que custou a vida de Ayrton Senna, já tricampeão mundial nesta ocasião. Serão quatro dias de atividades, com a realização de exposições de filmes, missas, exposição de carros do piloto, fotos, desfile de modelos antigos de carros, realização de corridas de kart e várias outras formas de tributo. Parte da renda arrecadada com o evento será destinada a organização hoje presidida pela irmã de Ayrton Senna, Viviane Senna, o Instituto Ayrton Senna, que hoje ajuda mais de dois milhões de crianças em todo o Brasil.