sexta-feira, abril 26, 2024
HomeBrasilDona de avião que fechou aeroporto de Viracopos é multada pela Anac

Dona de avião que fechou aeroporto de Viracopos é multada pela Anac

Dona de avião que fechou aeroporto de Viracopos é multada pela AnacA Agência Nacional de Aviação Civil, órgão mais conhecido como Anac, aplicou uma multa nesta sexta-feira, 19 de outubro, no valor de R$ 2,8 milhões na empresa Centurion Cargo, que é norte-americana e dona da aeronave cargueira que quebrou na pista do aeroporto de Viracopos em Campinas no final de semana passada. O avião bloqueou a única pista do aeroporto, que precisou ficar fechado por quase 46 horas.

Por meio de uma nota divulgada para a imprensa, a Anac disse que a multa foi aplicada por conta dos transtornos causados aos passageiros e também à malha aérea do Brasil. Além da multa, a empresa ainda pode ser punida com a suspensão da sua autorização de vôo no país.

A Centurion Cargo também deverá ser alvo de uma ação indenizatória que está sendo preparada pela Infraero em conjunto com a Advocacia Geral da União, a AGU. A previsão é de que o valor da ação seja de cerca de R$ 3 milhões.

O avião da companhia norte-americana bloqueou a única pista do aeroporto de Viracopos, que teve que ser fechada para pousos e decolagens, depois que derrapou durante o pouco. O pneu da aeronave modelo MD-11 estourou e por conta disso ele tombou na pista. O acidente aconteceu no começo da noite de sábado, dia 13 de outubro. O trabalho de remoção da aeronave da pista só foi concluído no final da tarde de segunda-feira, dia 15 de outubro. Por conta do acidente, mais de 25 mil passageiros foram prejudicados com o cancelamento de cerca de 500 voos que foram cancelados.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias