Publicado em: terça-feira, 21/02/2012

Doença degenerativa impede atriz Judi Dench de ler roteiros

Judi DenchJudi Dench, atriz britânica renomada, afirmou que está realizando um tratamento para uma doença degenerativa visual que a impede de ler. Ainda assim, ela também declarou que não pretende abandonar sua carreira em decorrência da dificuldade. As informações são da revista Daily Mirror.

A intérprete possui uma grande trajetória no cinema, teatro e televisão. Se tornou bem conhecida por seu papel como chefe dos serviços secretos britânicos MI6, nos filmes do agente secreto James Bond. No momento, ela sofre de uma degeneração macular que pode causar a cegueira total da atriz.

Judi está com 77 anos e reconheceu numa entrevista que a doença está tão avançada que já não consegue mais identificar as feições. É preciso que amigos leiam para ela os roteiros, para que ela consiga memorizar as falas. Apesar de ser uma doença associada a idade, a atriz está disposta a não permitir que a condição lhe impeça de trabalhar. Ela espera que o tratamento que começou recentemente atrase a deterioração da visão. “Preciso de alguém que leia os roteiros, como se me contassem uma história. Normalmente é minha filha, minha agente ou um amigo, porque sinto e imagino a história na minha cabeça”, explicou Dench.

A causa mais comum de perda de visão entre pessoas com idade avançada é a degeneração muscular associada ao envelhecimento. Num estado avançado, ela impede a leitura, a escrita, de ver televisão ou reconhecer os rostos. “Uma das coisas mais angustiantes é que em um restaurante não consigo ver a pessoa com quem estou jantando”, revelou a atriz à revista britânica.