Publicado em: segunda-feira, 09/04/2012

Documentos sobre Titanic são divulgados em site

Nesta segunda-feira (9), um site britânico (ancestry.co.uk) começou a disponibilizar milhares de documentos relacionados com o famoso navio Titanic. As listas de passageiros, tripulantes e fotografias dos aproximadamente 200 mil documentos do transatlântico foram divulgados em decorrência do centenário de uma das mais famosas embarcações.

O site é especializado em estudos genealógicos e oferece os registros dos passageiros de Southmpton (Inglaterra) e Queenstown (Irlanda) que estavam a bordo do Titanic. No entanto, os registros dos passageiros que embarcaram em Cherburgo, na França, são estão inclusos. Os documentos trazem os nomes, idades e profissões, além de diversas informações sobre os integrantes da tripulação do navio.

Testamento do capitão

O site ainda traz a público o testamento do capitão do Titanic, Edward Smith, e também de John Jacob Astor e Benjamim Guggenheim, homens de negócios que faleceram no naufrágio de 15 de abril de 1912. Os registros podem ser vistos gratuitamente até o dia 31 de maio. Também estão disponibilizadas fotografias de arquivo e informações sobre os mais de 300 corpos encontrados no oceano.

O famoso Titanic naufragou enquanto fazia sua viagem inaugural, que ia de Southampton até Nova York. O navio bateu em um iceberg durante a madrugada, e aproximadamente 1.500 pessoas morreram no Atlântico Norte. Cerca de 700 conseguiram sobreviver ao acidente. O número de mortos e de pessoas a bordo do navio varia de acordo com as fontes.