Publicado em: sexta-feira, 10/01/2014

Documentário sumido de Hitchcock sobre Holocausto é recuperado

Documentário sumido de Hitchcock sobre Holocausto é recuperadoUm documentário de Alfred Hitchcock sobre as arenas de concentração nazistas, filmado em 1945, será mostrado pela primeira vez na totalidade, depois ser reparado pelo Imperial War Museum, de Londres.

O cineasta se submergiu ao projeto em 1945, após seu camarada Sydney Bernstein solicitar auxílio para editar um documentário sobre as barbaridades atentadas pelos alemães no período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O teor das figuras realizadas por operantes de câmera da Unidade de Cinema do Exército Britânico, à medida que os exércitos coligados liberavam os judeus dos campos de concentração, “horripilaram” e aliciaram o instituidor de Vertigem e Os Pássaros. O diretor, famoso como o “mestre do suspense”, ficou tão espantado com as filmagens que se arredou dos estúdios Pinewood por cerca de sete dias.

Toby Haggith, gerenciador do Departamento de Pesquisas do Imperial War Museum, assegurou ao tabloide britânico The Independent que o documentário acabou largado de curso devido ao embate aturado por Hitchcock e à vulnerabilidade da condição política de então. O anseio ajuntado de não enfadar a Alemanha vencida, que americanos, russos, ingleses e franceses incidiram a dominar, levou ao esquecimento cinco das seis fitas cinematográficas do longa-metragem, que findaram nos cartórios do museu.

Nos anos 1980, as representações foram desvendadas por um estudioso americano e, em 1984, uma variante inacabada do documentário foi tencionada no Festival de Cinema de Berlim. Um ano após, a própria reprodução foi exposta nos Estados Unidos sob a abertura de Memória dos Campos, porém com má característica e sem abranger o sexto rolo.

Atualmente, existem projetos para que a película seja cogitada no final deste ano em uma versão reparada pelo museu. A disposição de renascer esse documentário deve atentar uma pendência, porquanto contém imagens verdadeiramente chocantes dos campos, em reservado de Belsen-Berger.