Publicado em: segunda-feira, 07/11/2011

Documentário sobre Steve Jobs será apresentado em cinemas dos Estados Unidos

Uma entrevista desconhecida de Steve Jobs, cofundador da Apple, será levada aos cinemas com o nome ‘Steve Jobs: The Lost Interview (Steve Jobs: e entrevista perdida, em tradução livre)’. O vídeo tem duração de 70 minutos e foi gravado na década de 90, quando Jobs ainda não havia retornado à Apple depois de ter sido demitido por causa de problemas com outros colegas de trabalho. A previsão é que o documentário estreie ainda neste mês.

Cerca de dez minutos do vídeo original foram usados pela PBS na produção O Triunfo dos Nerds, de 1995. Até o momento a perspectiva é que o vídeo da entrevista seja apresentado em cinemas de 19 cidades dos Estados Unidos. O documentário deve começar a ser exibido a partir de 16 de novembro. A agência de notícias Associated Press (AP) divulgou tais informações. O período no qual Jobs foi entrevistado marca a época quando tanto ele quanto Steve Wozniak, também cofundador, estavam afastados da Apple.

A empresa foi fundada em 1976 e se afastaram em 1985. O primeiro a voltar foi Jobs, que depois passou a ser considerado o responsável por salvar a empresa financeiramente. Este havia contratado outro executivo que considerava ser competente para trabalhar em conjunto, mas depois acabou sendo demitido por ser contrário a ideias apresentadas justamente por quem levou à sua empresa.

Jobs faleceu em 5 de outubro e desde então vem surgindo informações inéditas sobre seu estilo de vida e a maneira como comandou a Apple. Ele faleceu depois de ter passado anos lutando contra um câncer pancreático.