Publicado em: terça-feira, 05/07/2011

Doação de leite em São Paulo

A Secretaria de Saúde de São Paulo enviou uma pedido as todas as mulheres do estado paulista, que estejam amamentando, para fazer a doação de leite materno durante todo o mês de julho. O comunicado está ligada aos baixos índices de doação que acontecem nesse período, resultado dos dias frios e também com o período de férias escolares. Segundo a Secretaria, ocorre uma queda de 50% no volume dos bancos de leite.

O leite doado é utilizado para alimentar bebes prematuros e doentes que estão internados e precisam ganhar peso. É comprovado que mulheres que estão na fase de amamentação e doam o leite evitam o empedramento das mamas e têm uma recuperação da forma física mais rápida. Para receber o leite, as crianças não precisam realizar nenhum teste de compatibilidade.

Qualquer mulher pode ser uma doadora de leite, desde que os seus bebês esteja sendo alimentados exclusivamente por leite materno. Também é necessário ter leite de sobra para ser uma doadora voluntária. Não poderão ser doadoras mulheres que esteja tomando medicação, drogas ilícitas, consumo de bebida alcóolica ou fumem mais de dez cigarros por dia.

Aquelas que desejam colaborar podem entrar em contato com o banco de leite mais próximo para ter orientações sobre a forma correta de armazenamento e coleto. Todas as unidades estão listadas e disponíveis no portal da FioCruz.