Publicado em: quinta-feira, 01/12/2011

Disque-eleitor começa a funcionar nesta quinta-feira no Pará

Nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, começa a funcionar o “Disque-eleitor”, disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). Este recurso tem por objetivo oferecer informações com relação à situação eleitoral de cada cidadão, além do número do título, o local onde a pessoa vota e tirar dúvidas sobre os plebiscitos.

Todas as pessoas que possuem domicílio eleitoral no estado do Pará devem comparecer a votação no dia 11 de dezembro. Aqueles que estiverem em outros municípios, porém, dentro do estado, devem justificar o voto em qualquer seção eleitoral que encontrem.

Porém, se o eleitor não estiver dentro do Pará, ele deve, obrigatoriamente, apresentar em seu cartório eleitoral, ou pode ser também em qualquer cartório eleitoral brasileiro, uma justificativa sobre sua ausência na votação ao juiz eleitoral, apontando todos os motivos que o fizeram faltar às urnas. Isso deve ser feito até o dia 9 de fevereiro de 2012.

Os cadernos de votação ainda estão sendo impressos de acordo com as informações do cadastro eleitoral que estava paralisado em 11 de setembro, com base em uma determinação dada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Com isso, os cidadãos que fizeram uma operação eleitoral (seja ela transferência de domicílio, inscrição ou revisão de dados) depois desta data, devem saber que as mudanças não serão feitas para os plebiscitos e só terão validade a partir do próximo ano.