Publicado em: sábado, 01/03/2014

Disney lança serviço próprio de streaming de filmes

Disney lança serviço próprio de streaming de filmesOs estúdios Walt Disney lançaram seu próprio sistema de streaming de vídeos nesta semana. Com o nome de Disney Movies Anywhere, o serviço permite que os filmes produzidos pela Disney sejam adquiridos em versões digitais, podendo ser acessados de diferentes lugares.

O Disney Movies Anywhere está vinculado à Apple, podendo ser acessado através de dispositivos que utilizam o sistema operacional iOS. Por enquanto, entretanto, não é possível encontrar o aplicativo do serviço na Apple Store brasileira. Na loja dos Estados Unidos, o Disney Movies Anywhere está disponível gratuitamente para download. A Disney ainda não informou se esta limitação é temporária ou se os usuários brasileiros não poderão ter acesso à novidade.

Funcionamento

Os conteúdos da Disney e de outras produtoras afiliadas, como Marvel e Pixar, podem ser adquiridos diretamente pelo iTunes. No momento, há mais de 400 obras da produtora disponíveis. Outro recurso informado pela Disney é a possibilidade de fazer o download de filmes gratuitos, caso o usuário possua o vídeo original em DVD ou Blu-Ray. Neste caso, será necessário apenas informar, no iTunes, o código que vem junto com o produto.

Concorrência

O lançamento do Disney Movies Anywhere vem em um momento no qual a Disney acompanha o crescimento do UltraViolet, criado para oferecer o mesmo tipo de serviço lançado pela Disney nesta semana. Contudo, o UltraViolet teve a adesão de todos os principais estúdios da indústria norte-americana de entretenimento, com exceção da própria Disney, que não entrou em acordo sobre os valores de contrato.

Desde que foi criado, em janeiro, o UltraViolet já recebeu 15 milhões de cadastros. O serviço oferece filmes de vários estúdios, já superando a marca de 12 mil títulos. Outra vantagem do UltraViolet é a adesão de dez provedores diferentes. No caso do Disney Movies Anywhere, até o momento, é possível adquirir filmes somente através do iTunes.

Redução de custos

Este novo tipo de serviço deve crescer de maneira considerável nos próximos anos, devido ao apoio que recebe de Hollywood. Para as produtoras de conteúdo, a venda de filmes em versão digital é muito interessante, por eliminar os gastos com a produção de DVDs e Blu-Rays.

Recursos

O Disney Movies Anywhere, assim como o UltraViolet, funciona de maneira semelhante ao próprio iTunes: os usuários adquirem um filme e, a partir daí, o conteúdo é sincronizado no software, permitindo que seja acessado de qualquer lugar. Os filmes ficam armazenados na nuvem, não sendo necessário fazer qualquer download.

Caso o usuário já possua algum filme da Disney em seu iTunes, ele será incorporado automaticamente ao serviço. Para lançar o serviço nos Estados Unidos, a Disney disponibilizou gratuitamente, por tempo limitado, o filme Os Incríveis. Além de não informar sobre a possibilidade de lançamento do serviço no Brasil, a Disney também não anunciou se o serviço estará disponível para usuários de Android e outros sistemas operacionais. Por utilizar o iTunes como plataforma, o Disney Movies Anywhere pode ser acessado normalmente pelo computador, desde que o usuário tenha o iTunes instalado.