Publicado em: quinta-feira, 08/03/2012

Discurso de Obama é elogiado por aiatolá

Nesta quinta-feira (8) o guia supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei elogiou o discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pedindo que as operações militares foram evitadas contra o polêmico programa nuclear do Irã. As informações foram divulgadas pela página oficial do presidente. Nesta terça-feira, Barack Obama fez um discurso em que pedia para que qualquer ataque militar fosse evitado contra o Irã.

O aiatolá Khamenei afirmou, para diversas autoridades religiosas de seu país, que o discurso do presidente norte-americano foi muito bom e demonstra que eles não possuem uma ilusão. Porém, Khamenei lamentou que Barack Obama teria reafirmado que iria reformar a política dos Estados Unidos contra os possíveis programas nucleares do Irã.

Obama aponta solução pacífica

Em meio às declarações, o guia supremo afirmou, na assembleia de especialistas responsáveis, que isso mostra que ainda existem ilusões a respeito dos programas nucleares iranianos. Na terça-feira, Barack Obama falou sobre os ataques militares a Síria e ao Irã, e acusou seus opositores quanto às intervenções violentas nos países.

O presidente norte-americano disse que uma solução pacífica era a melhor saída e “interessava a todos, incluindo Israel”, que também pensa em operações militares contra o Irã. Os países do Ocidente suspeitam que o Irã queira fabricar armas atômicas alegando que estão fazendo um programa nuclear civil.