Publicado em: terça-feira, 18/10/2011

Diretora diz que FMI está pronto para socorrer países afetados pela crise

Nesta segunda-feira (17), a diretora gerente do Fundo Monetário Interacional (FMI), Christine Lagarde, comentou que a instituição financeira ja está pronta para responder as causas gerados pelo impacto da nova crise economia que vem se espalhando por diversas nações.

De acordo com Christine, o FMI está se preparando para poder enviar pacotes de ajuda a todos os países que forem afetados pelos efeitos da crise. a discussão sobre os planos de ajuda foi um dos temas debatidos durante a reunião que acontecem no última sábado (15) em Paris, que reunia todos os ministros da fazendo dos países que fazem parte do G20.

Na reunião, a maioria dos ministros se comprometer em criar formas e ferramentas para contribuir com o FMI e assim dar mais condições de enviar pacotes de ajuda maiores aos países que precisarem. Um dos países que foi contra a medida foi os Estados Unidos, alegando que a forma com que a instituição vem trabalhando é suficiente.

Em sua fala, a diretoria procurou não dar muitas informações sobre números datas para o envio dos recursos. “Não tenho qualquer número na cabeça. O princípio é o da adequação entre os recursos FM e as necessidades. Estamos hoje em situação de adequação dos recursos. O que é indispensável é que os recursos do FMI sejam adequados para fazer frente às necessidades dos seus membros, em função das circunstâncias econômicas”, disse.

Na última semana, Christine fez um pronunciamento onde demonstrou preocupação sobre a possibilidade da crise de agravar e acabar afetando os países em desenvolvimento. “A situação econômica não melhorou desde a reunião do G20 há três semanas, em Washington, com perspectivas de risco e sombrias”, comentou na época.