Publicado em: quinta-feira, 15/05/2014

Diretor de “Seaching for Sugar Man” se suicidou

Diretor de Seaching for Sugar Man se suicidouO irmão de Malik Bendjelloul, Johar Bendjelloul, revelou ao jornal “Aftonbladet” que ele se suicidou. O sueco dirigiu o documentário “Seaching for Sugar Man”, que recebeu o prêmio do Oscar, no ano de 2013. Ele morreu com 36 anos de idade e estava deprimido há tempos. O irmão afirma não sabe lidar com essa situação. Foi ele quem divulgou o motivo da morte de Malik na última quarta-feira, dia 14 de maio.

Em entrevista, Johar diz que permaneceu ao lado de Malik o tempo todo até a sua morte. Johar é jornalista e trabalha na rádio pública Sveriges, da Suécia. O documentário “Searching for Sugar Man” narra a vida e carreira de Sixto Rodriguez, um cantor norteamericano. A produção recebeu o Oscar na categoria de melhor documentário. O diretor Malik conseguiu levar a primeira estatueta para a Suécia, desde o ano de 1984.

Mas não foi somente com o prêmio do Oscar que o documentário foi contemplado. A produção ganhou ainda prêmios da International Documentary Association e Bafta, além da Associação dos Diretores dos Estados Unidos e da Associação dos Produtores da América.

Uma parte do documentário de Malik foi filmada através de um aparelho iPhone. O documentário integrou a programação da abertura do Festival de Sundance e foi aceito antes mesmo de ter sido finalizado. O pai de Malik é argelino e a mãe é sueca. O diretor nasceu na cidade de Ystad, no ano de 1977. Ele deixou a pequena cidade para ir morar em Estocolmo.

Na década de 1990, Malik fez trabalhos como ator-mirim na série televisiva de nome “Ebba na Didrik”, exibida na Suécia. Ele fez curso de jornalismo e produção de mídia na Linnaeus University de Kalmar. Além disso, a vida profissional ainda inclui trabalhos como reporte para a rede pública de televisão SVT.

Naquela época, Malik pediu demissão do trabalho para poder viajar pelo mundo. Foi aí que teve ideia para produzir o documentário “Searching for Sugar Man”. Ele estava viajando de mochila pela América do Sul e continente africano. Malik procurava por histórias boas e levava uma câmera.