Publicado em: terça-feira, 04/02/2014

Diretor de Em Família é só elogios para o autor

Em Família é só elogios para o autorJayme Monjardim é o diretor de núcleo da nova novela das 9, Em Família, história escrita por Manoel Carlos cuja trama será centrada em amizades, amores e família. Os dois já foram parceiros em outros folhetins, e Jayme conta que a relação dos dois não é apenas de trabalho, mas de cumplicidade e confiança, e que tem muito a aprender com Maneco, que tem mais de 60 anos de televisão.

Disse ainda que toda novela é um casamento entre autor e diretor e que, sendo uma convivência diária deve existir muito respeito e compreensão. Jayme, que é considerado polêmico nos bastidores da televisão por corriqueiramente entrar em conflito com os autores das obras que dirige, afirmou que o texto do autor é o principal destaque de Em Família e o maior protagonista da história, e que não atrapalhar seu entendimento é a sua principal função. Disse ainda que as novelas de Manoel Carlos são um espelho do público, que se veem nas suas tramas.

Desafio

Como a história se passa em três fases diferentes, em Goiás e no Rio de Janeiro, na atualidade e nas décadas de 80 e 90, Jayme Monjardim considera contar a história um desafio e tanto. Os personagens são interpretador por atores diferentes, de acordo com a época e a idade. Juntar as três fases de todos os personagens é um trabalho intenso. O figurino e a interpretação dos atores precisa ser muito bem pensada, para que a continuidade da história seja verossímil.

Outro olhar

Além da televisão Jayme também atua no cinema. Ano passado fez a direção geral de O Tempo e o Vento, filme baseado na trilogia de Érico Veríssimo, que conta um parte da história do Rio Grande do Sul através da saga da família Terra-Cambará. No filme, que conta com Fernanda Montenegro, Thiago Lacerda, Cléo Pires, Marjorie Estiano e outros, levou 711.267 espectadores aos cinemas. Em janeiro de 2014 foi exibido pela Globo como uma microssérie, em três capítulos. A média de ibope foi de 25 pontos, excelente para o horário.

(Com informações de Globo)