Publicado em: quinta-feira, 06/10/2011

Dilma visita cidade natal de seu pai na Bulgária durante viagem de Estado

A presidente Dilma Housseff (PT) visitou nesta quinta-feira (06) a cidade de Gabrovo, onde seu pai, Petar Rusev, nasceu, na Bulgária. A viagem representa um retorno às suas raízes, sendo que seu pai deixou a sua terra natal em 1929 para emigrar ao Brasil. A cidade de seu pai fica a 230km de Sofia, capital do país. Além dos motivos sentimentais, a estadia também representa uma visita de Estado de dois dias.

A presença de Dilma no país também representa bastante para o povo da Bulgária, que recebeu a presidente brasileira na escola mais antiga da região. Ao ver a multidão de 600 pessoas, Dilma se emocionou e lançou beijos ao público. A Bulgária demonstrou interesse na presidente desde a sua campanha eleitoral e depois com a sua vitória para a presidência do Brasil. Uma parceria entre as duas nações pode representar um impulso econômico.

Durante uma fala, a presidente declarou que “hoje realizo o sonho do meu pai, que, sem dúvida, gostaria de estar aqui. Agradeço a este morador de Gabrovo [seu pai] que me ensinou a amar a vida. Nunca me esquecerei deste momento”. Dilma também ressaltou que o Brasil é um país que permitiu uma filha de emigrante búlgaro se tornar a presidente da nação.

Esta foi a primeira vez que um chefe de Estado brasileiro visitou o pequeno país ex-comunista. Antes de chegar na Bulgária, Dilma estava em Bruxelas e depois deve seguir para a Turquia. Atualmente a Bulgária tem pouco mais de 7 milhões de habitantes.