Publicado em: sexta-feira, 04/11/2011

Dilma tem reunião com chanceler alemã no último dia do G20

Nesta manhã de sexta-feira, dia 4 de novembro, a presidente Dilma Rousseff começou os compromissos de sua agenda com uma reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Cannes, na França. O encontro aconteceu no último dia da cúpula do G20, que reúne os chefes de Estado e Governo das 20 maiores economias mundiais. Não foram divulgados detalhes sobre a reunião que durou aproximadamente 30 minutos.

Em seguida, Dilma ingressou para as últimas sessões da cúpula. Estas iriam tratar sobre agricultura, regulação financeira, mudança de clima, energia, corrupção, volatilidade dos preços de commodities, governança global e prioridades da presidência mexicana do G20 no próximo ano.

A presidente Dilma terá um encontro com o primeiro-ministro da Turquia, Recep Erdogan, às 15h. Depois partirá para Paris onde será recebida, no sábado, por Irina Bakova, secretária-geral da Unesco. Dilma ainda não disse quando pretende voltar ao Brasil e pode ficar na França até o domingo, realizando compromissos de uma “agenda privada”, segundo informações do Itamaraty.

Nesta tarde, no Palácio dos Festivais de Cannes, a presidente fará uma coletiva de imprensa, onde irá responder algumas perguntas de jornalistas. Será a primeira vez que Dilma concederá entrevista diretamente para brasileiros em terras francesas. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que faz companhia a presidente na viagem, não se manifestou ainda sobre as posições do Brasil no G20.