Publicado em: sábado, 17/12/2011

Dilma tem 72% de aprovação do governo em pesquisa feita pelo Ibope

Pesquisa de opinião divulgada na sexta-feira (16) mostra mais uma vez que a popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT) continua em alta e crescendo. Dessa vez, os resultados mostram que a sucessora de Luiz Inácio Lula da Silva tem 72% de apoio dos brasileiros, pois consideram o seu desempenho como “bom ou ótimo”. Enquanto isso, outros 56% consideram que o seu governo tem sido “bom e ótimo”. Essa é a última pesquisa do ano e foi feita pelo Ibope a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Em comparação com a última pesquisa, os resultados, respectivamente, refletiram 71% e 51%, o que mostra uma pequena variação, mas que foi positiva para a presidente. Em contraponto, quem considerou o governo de forma mais negativa também diminuiu no percentual. Em setembro, 34% consideravam que o governo estava regular, enquanto em dezembro o índice caiu para 32%. A opção “ruim ou péssimo” teve 9%, enquanto setembro mostrou que 11% escolheram essa resposta.

Para chegar a esses resultados, a pesquisa foi feita em 142 municípios entre os dias 2 e 5 de dezembro com 2.002 pessoas. A margem de erro prevista para esse tipo de pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Os motivos que explicam a aprovação são o sentimento de satisfação que a população tem com a atual situação do país, tanto em nível de desemprego quanto a termos de economia. Além disso, a população teria aprovado a maneira como a presidente lidou com o escândalo dos ministros.