Publicado em: segunda-feira, 23/01/2012

Dilma supera Lula em aprovação de governo com um ano de mandato

O governo de Dilma Rousseff superou a popularidade do governo Lula batendo recorde de aprovação com um ano de mandato. Segundo a pesquisa Datafolha divulgada neste domingo, dia 22 de janeiro, 59% dos brasileiros entrevistaram consideram o governo de Dilma bom ou ótimo. Este foi o melhor resultado que um presidente obteve com apenas um ano de governo desde as eleições de 1989. Aqueles que consideram a gestão regular somam 33%, péssima 6% e 2% não responderam.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve 42% de aprovação no seu primeiro ano de gestão, em dezembro de 2003. Em seu segundo mandato, o levantamento de 2007 indicou 50% de aprovação. Já o primeiro ano de governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi considerado ótimo ou bom por 41% dos brasileiros entrevistados em 1995.

O governo de Dilma recebeu uma nota média de 7,2. A avaliação sobre o desempenho deste governo melhorou entre mulheres e homens das mais diferentes faixas de idade, escolaridade e renda. Dilma foi aprovada por 56% dos homens e 62% das mulheres. Quanto à escolaridade, a presidente ganhou a aprovação de 61% daqueles que possuem ensino fundamental completo, 57% dos que têm ensino médio e 59% dos que completaram o ensino superior.

Entre as regiões brasileiras, o Centro-Oeste e o Norte foram os que deram as melhores avaliações, sendo que 63% dos consultados acreditam que o governo seja ótimo ou bom. No Nordeste, 62% de aprovações, no Sul 58% e no Sudeste 56%. A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 18 e 19 de janeiro e consultou 2.575 brasileiros. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para menos ou mais.