Publicado em: sábado, 01/10/2011

Dilma Rousseff vai para Europa hoje e deve visitar pela cidade do pai

A presidente Dilma Rousseff embarca hoje, dia 1º de outubro, para Bruxelas, na Bélgica. Na segunda-feira, ela tem um jantar de abertura da Cúpula Brasil-União Europeia. É a primeira visita oficial da presidente ao continente europeu. Segundo o professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Alcides Costa Voz, a intenção de Dilma é marcar a posição do Brasil no cenário internacional.

Porém, devido à crise que afeta os países do grupo europeu, a reunião não deve firmar grandes acordos. Essa reunião servirá como teste para a presidente em encontros desse gênero. Para o professor Vaz, os países já sabem o que podem esperar de Dilma após o discurso que fez nas Nações Unidas, quando pediu que os demais membros apoiassem a criação do Estado Palestino.

Segundo Vaz, esse discurso permitiu que Dilma Rousseff se apresentasse e mostrasse suas propostas para o mundo. E ali ela se saiu muito bem. Ela mostrou que retoma as iniciativas deixadas pelo ex-presidente Lula, porém, tomará suas decisões de acordo com o contexto, e entende que o ambiente internacional é outro no momento.