Publicado em: segunda-feira, 09/01/2012

Dilma Rousseff se reúne com ministros para discutir danos causados pelas chuvas

Na manhã desta segunda-feira está prevista uma reunião da presidente Dilma Rousseff com cinco ministros do governo para discutir as tragédias ocasionadas pelas chuvas na região sudeste do Brasil. Os ministros se organizaram no domingo para tratar do assunto, e hoje é a vez da presidente participar da discussão. A reunião dos ministros com a presidente está marcada para as 10h.

Os ministros envolvidos nos assuntos relacionados à enchentes e temporais são: Paulo Passos, dos Transportes; Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Casa Civil; Alexandre Padilha, da Saúde; Aloizio Mercadante, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Fernando Bezerra, ministro da Integração Nacional.

No domingo, eles avaliaram todas as ações efetuadas pelo governo federal para evitar as enchentes, assim como definiram novas medidas para serem adotadas nos próximos dias. Uma das principais propostas está a parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto e a mineradora Vale, para fazer uma avaliação da cidade mineira de Ouro Preto, que tem sofrido bastante com os temporais.

Não é de hoje que as chuvas em estados da região sudeste ocasionam problemas para a população. Desta vez, os temporais afetaram principalmente o estado de Minas Gerais, mas há pontos de alagamentos e enchentes confirmados no Rio de Janeiro, Espírito Santo e alguns em São Paulo.

Em Ouro Preto foram registradas duas mortes devido ao deslizamento de terra que atingiu a rodoviária da cidade. Dois taxistas morreram no local, soterrados. Devido ao incidente, o governo resolveu manter os postos da defesa civil em Minas Gerais até março.