Publicado em: terça-feira, 20/12/2011

Dilma Rousseff afirma que Forças Armadas precisam ser equipadas e qualificadas

Nesta segunda-feira (19), a presidente Dilma Rousseff afirmou que pretende investir mais verba em equipamentos e qualificação das Forças Armadas do Brasil. Segundo a presidente, é um investimento necessário para que o país possa assumir a posição pretendida dentro do cenário internacional, além de tornar o país menos vulnerável.

Dilma disse que o Brasil com o qual todos sonham vai precisar cada vez mais das Forças Armadas, e elas precisam estar equipadas e qualificadas para que consigam cumprir as funções que forem necessárias. Ela afirmou que, para um país que quer ter a dimensão internacional que o país pretende, deve ter um exemplo de capacidade e competência nas Forças Armadas;

A presidente reiterou que uma boa política de defesa é importante e essencial para o desenvolvimento econômico de um país, além de colaborar para uma política externa soberana. Dilma acrescentou ainda que para se construir uma grande nação é primordial ter capacidade de defender seus próprios interesses pelos mais diversos meios. O anúncio de mais investimentos nas Forças Armadas aconteceu durante solenidade que apresentou oficiais-generais recém-promovidos.

Outro objetivo que a presidente pretende alcançar é integrar ainda mais as três Forças, fazendo com que o Ministério da Defesa funcione como articulador institucional. Ela também voltou a falar sobre investimentos para aumentar a indústria nacional de defesa, produzindo tecnologias próprias. Esse assunto já havia sido debatido na semana passada, quando Dilma se reuniu com o primeiro-ministro da França, François Fillon. A França é um dos principais parceiros estratégicos do Brasil na questão da defesa, com contratos que envolvem construção de helicópteros e submarinos.